Agenda de webinários: acompanhe debates jurídicos na internet

  27/05/2021

Veja aqui os seminários jurídicos virtuais e gratuitos mais interessantes na rede. Os eventos são transmitidos ao vivo, mas podem ser vistos a qualquer tempo usando o mesmo link.

Desde o início da epidemia de Covid-19, acadêmicos do Direito e a Justiça em geral se reinventaram para manter os debates e a produtividade. Com isso, os webinários tornaram-se uma nova realidade.

Abaixo, veja os seminários jurídicos virtuais e gratuitos mais interessantes dos próximos dias:

26/5
10h — Moedas digitais de bancos centrais: o que são e quais as perspectivas para o Brasil — O webinar ITCN conta com a participação do professor Isac Costa, do Ibmec e do Insper, da consultora jurídica do ITCN Mariana Chaimovich e do consultor de relações governamentais da mesma entidade, Theófilo AquinoClique aqui para acompanhar. 

14h — 2º congresso online da jovem advocacia baiana — Mais de 150 palestrantes de várias partes do Brasil participam de 52 painéis sobre temas de amplo interesse social e jurídico em três salas paralelas, sendo duas virtuais e uma presencial, sem plateia e transmitida virtualmente, montada na sede do Jusbrasil, em Salvador. A palestra magna será proferida pela ministra Delaíde Miranda Arantes, do Tribunal Superior do Trabalho. Clique aqui para se inscrever.


15h — Violência familiar durante a pandemia — Para debater essa questão, o escritório Rubens Naves Santos Jr. Advogados promove seminário com a participação de Luciana Temer (presidente do Instituto Liberta) e Bruna Latrofe (técnica de programas sociais na Fundação Abrinq). A mediação do encontro ficará a cargo do advogado Lucas Fernando AlvesClique aqui para acompanhar. 

17h —  Liberdade de expressão vs direito das marcas — Evento terá a participação de Kone Cesário, professora de propriedade intelectual da academia do INPI e vice diretora da Faculdade Nacional de Direito da UFRJ, autora da obra "Proteção das Marcas Visualmente Perceptíveis"; e o desembargador do TJ-RJ e professor Andre Gustavo Correia de Andrade, autor da obra "Liberdade de Expressão em Tempos de Cólera". Clique aqui para acompanhar. 

17h — Valoração da prova e standards de prova no sistema processual — O Fórum Permanente de Direito Penal e Processual Penal da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro promove evento com a participação dos desembargadores José Muiños Piñeiro Filho e André Chute e do promotor de Justiça Decio Alonso. O conferencista será o advogado e consultor jurídico Gustavo Henrique Badaró, professor titular de Processo penal da USP.  A professora Denise Luz e o procurador do Recife Ravi Peixoto serão os debatedores. Clique aqui para se inscrever. 

17h30 — Live Ibradim: Livro discute tributação no mercado imobiliário — O Instituto Brasileiro de Direito Imobiliário (Ibradim) lança a obra produzida sobre temas atuais de tributação das atividades imobiliárias. O evento virtual será aberto para associados e público geral. A palestra terá abertura de Olivar Vitale, presidente do instituto, professor e membro do Conselho de Gestão da Secretaria da Habitação do estado de São Paulo e do Conselho de Gestão da Secretaria de Licenciamento e Urbanismo do município de São Paulo. A apresentação do livro será feita por Rodrigo Dias, presidente da Comissão de Direito Tributário do instituto. Clique aqui para acompanhar. 

18h — Papo em Ordem —  O presidente do Conselho Federal da OAB, Felipe Santa Cruz, recebe o ministro Luis Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal e presidente do Tribunal Superior Eleitoral. Clique aqui para acompanhar. 

27/5
10h — Análise e perspectivas sobre o Chile — O presidente do IREE, advogado Walfrido Warde, e o diretor da entidade, Rafael Valim, coordenam o webinar com a participação do político chileno Marco Enríquez-Ominami, que foi candidato a presidente do Chile em 2009, e da professora da Univerdad Nacional de Rosario (Argentina) Anabella Busso, especialista em política internacional na América Latina. Clique aqui para acompanhar.

12h — Seminário Direito Esportivo — O advogado João Marcos Guimarães Siqueira, procurador do STJD e sócio do Bosisio Advogados, participará do seminário  promovido pela OAB São Gonçalo, em parceria com a Associação Brasileira de Advogados e a Confraria dos Advogados de Niterói. Clique aqui para acompanhar. 

16h30 — Responsabilidade civil, novos danos — A Aasp e a Escola Superior de Advocacia da OAB-RS promovem evento com a participação de Eduardo Lemos BarbosaGisela Sampaio da Cruz Guedes e Bruno MiragemClique aqui para se inscrever.  

17h — Novas perspectivas para o Cebas —  Debatem o tema na live promovida pela ONG Bureau Social José Roberto Covac Junior, sócio da Covac Sociedade de Advogados, e Fernanda S. Ortolan, diretora do Departamento jurídico da ONG. Clique aqui para acompanhar.

17h — 2ª Jornada de Administração e Ciências Contábeis e Direito — O Conadi 2021, encontro multidisciplinar dos cursos, discute LGPD nesta quinta-feira, com a participação de Ernesto Ferreira da Silva Neto, advogado especialista na área. No dia seguinte, o tema do evento da Sopece (Sociedade Pernambucana de Cultura e Ensino) e da FCHPE (Faculdade de Ciências Humanas de Pernambuco) será comunicação não violenta, com a palestra de Rosa Miranda, jornalista especializada na área jurídica. Clique aqui para acompanhar. 

18h30 — Direitos trabalhistas no home office — A palestra promovida pela Russell Bedford Brasil será ministrada pela palestrante e paralegal da empresa de auditoria e consultoria, Roberta Santayana, e abordará o RH e gestão de pessoas nesse momento de home office, apresentando o que pode ou não ser feito e os direitos do trabalhador nesse "novo normal". Clique aqui para se inscrever.

19h — A Jurimetria aplicada: Da análise de dados ao posicionamento estratégico — Iniciativa da legaltech Deep Legal, webinar será ministrado por Caio Vacchiano, especialista em Direito comercial e finanças corporativas. Clique aqui para se inscrever.

28/5
16h — O novo Marco Legal das Startups — A Aasp promove webinar gratuito com a participação de Luis CappelozziMariana Rossatti Molina e Alexandre Bonilha (mediador). Clique aqui para se inscrever.

29/5
16h — O enigma das drogas: decifra-me ou te devoro — Com a participação do criminalista Pierpaolo Cruz Bottini, colunista da ConJur, o evento é promovido pelo Coletivo Aisthesis e abordará os temas dos pontos de vista médicos e jurídicos. Mande um e-mail aqui para se inscrever.

31/5
11h — 120 dias da nova Lei de Recuperação e Falência — O evento faz parte do projeto "Conversa com o Judiciário", promovido pela  Revista Justiça & Cidadania. No encontro, o conselheiro do CNJ Marcos Vinícius Jardim, a vice-presidente da OAB-RJ, Ana Tereza Basílio, o professor de Direito Empresarial da Emerj, Bruno Rezende, e o juiz titular da 4ª Vara Empresarial do Rio, Paulo Assed Estefan, serão entrevistados pelo presidente do Conselho Editorial da revista, ministro do STJ Luis Felipe Salomão. A apresentação será feita pelo editor-executivo Tiago Salles. Clique aqui para acompanhar. 

1º/6 a 29/6
18h — 1º Encontro internacional de Direito do Trabalho — Fadisp — Em todas as terças-feiras do mês de junho acontem palestras e seminários do evento cuja programação reúne os ministros do Tribunal Superior do Trabalho Alexandre Agra Belmonte e Katia Magalhães Arruda e os professores João Leal Amado, da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, Fernando Fita Ortega, da Universidad de València  e Mario Garmendia Arigón, da Universidad de la República (Uruguai). Clique aqui para se inscrever. 

2/6
16h — Fundamentos da pena criminal: uma abordagem crítica dentro de uma sociedade pós-moderna — Participam do evento, promovido pelo IDP,  Luiz Osório Moraes Panza (vice-presidente do TJ-PR), Paulo César Busato (procurador de Justiça do MP-PR) e o advogado Alamiro Velludo Salvador Netto, professor da USP e do IDP. A mediação ficará a cargo de Sarah Gonçalves Ribeiro (assessora jurídica do TJ-PR) e Welington Arruda (advogado e mestrando em Direito pelo IDP). Clique aqui para se inscrever.

19h - Brasil em questão — O presidente do STF, ministro Luiz Fux, será o entrevistado do programa "Brasil em questão", da TV Aberta de São Paulo, canais 8 (VivoTV) e 9 (Net), ao vivo, com a apresentação do jornalista Walter Ciglioni e Mario Covas Neto e reportagem do jornalista Sergio BragaClique aqui para acompanhar no Facebook.

Fonte: https://www.conjur.com.br/2021-mai-26/agenda-webinarios-acompanhe-debates-juridicos-internet